Java para Telemóveis – MIDP 2.0

Java paraTelemóveisTabela de Conteúdos

Tabela de Conteúdos

Prefácio

Agradecimentos

I Introdução à Tecnologia Java Platform, Micro Edition

1 História do Java ME

1.1 Nasce uma Linguagem de Programação
1.2 Java ME – O Filho Pródigo Regressa a Casa
1.3 Connected, Limited Device Configuration
1.4 Connected Device Configuration

2 A CLDC em Detalhe

2.1 A Especificação CLDC
2.2 Dispositivos Alvo
2.3 Modelo de Segurança
2.4 Diferenças para um Ambiente Java “Normal”
2.5 Classes Derivadas do Java SE
2.6 Classes Específicas

3 O MIDP em Detalhe

3.1 Visão Geral
3.2 Dispositivos MID
3.3 Bibliotecas do MIDP
3.4 MIDlets e MIDlet Suites
3.4.1 Ciclo de vida das MIDlets
3.4.2 Atributos das MIDlets
3.5 Distribuição Over The Air
3.6 Segurança
3.6.1 Domínio de Protecção
3.6.2 Operações Sensíveis
3.7 Pacotes Opcionais
3.8 Diferenças entre o MIDP 2.0 e o MIDP 1.0

4 O Clássico... (Olá Mundo!)

4.1 As Ferramentas
4.2 O Código
4.3 A Maneira Fácil
4.4 A Maneira Difícil
4.4.1 Compilar
4.4.2 Pré-Verificar
4.4.3 Manifesto e Descritor da Aplicação
4.4.4 Empacotar
4.4.5 Emular
4.4.6 Executar num Telemóvel Real
4.5 O Resultado

II Programando com MIDP

5 A Interface com o Utilizador – API de Alto Nível

5.1 Introdução
5.2 Alto Nível e Baixo Nível
5.3 Um Ecrã Simples – Caixa de Texto
5.4 Comandos e Eventos de Alto Nível
5.5 Listas
5.5.1 Selecção em Listas Exclusivas e Múltiplas
5.5.2 Selecção em Listas Implícitas
5.6 Formulários
5.6.1 TextField
5.6.2 ImageItem
5.6.3 DateField
5.6.4 StringItem
5.6.5 Gauge
5.6.6 ChoiceGroup
5.6.7 Spacer
5.6.8 Composição dos Formulários
5.7 Alertas
5.8 Tickers


6 A Interface com o Utilizador – API de Baixo Nível

6.1 O Canvas
6.2 Texto
6.2.1 Pontos de Âncora
6.2.2 Fontes
6.3 Linhas, Formas e Cores
6.4 Imagens
6.4.1 Alpha Blending
6.4.2 Criação de Imagens
6.4.3 Desenhar Imagens
6.4.4 Duplo Buffer
6.5 Eventos de Baixo Nível
6.5.1 Eventos de Teclas
6.5.2 Eventos de Ponteiro
6.6 O CustomItem
6.6.1 Notificações de Tamanho e Visibilidade
6.6.2 Eventos
6.6.3 Atravessamento Interno

7 Armazenamento Persistente – RMS

7.1 Record Management System e Record Stores
7.2 Criar uma Record Store
7.3 Inserir, Obter e Apagar Registos
7.4 Ler e Escrever Tipos Primitivos em Record Stores
7.5 Enumerar Registos
7.5.1 Filtros
7.5.2 Comparadores
7.5.3 Manter a Enumeração Actualizada
7.6 Eventos de Record Store

8 Threads

8.1 A API
8.2 Iniciar e Parar
8.3 Sincronização
8.4 Aguardar e Notificar
8.5 Threads de Sistema

9 Comunicações

9.1 Generic Connection Framework
9.2 HTTP
9.2.1 HttpConnection
9.2.2 GET
9.2.3 POST
9.3 HTTP Seguro
9.4 Sockets
9.4.1 Sockets Seguros
9.4.2 Sockets de Servidor
9.5 Datagramas
9.5.1 Ligações Cliente
9.5.2 Escrever e Ler Tipo Primitivos
9.6 Ferramentas de Rede do WTK

10 Push Registry

10.1 O Mecanismo Push em MIDP
10.2 A Classe PushRegistry
10.3 Activação por Conexão
10.3.1 Registo Dinâmico
10.3.2 Registo Estático
10.3.3 Testar o Push Registry no WTK
10.4 Activação por Temporizador

11 Áudio

11.1 Multimedia API – MMAPI
11.2 Tons
11.3 Ficheiros de Áudio
11.3.1 Ciclo de vida do Player
11.3.2 Eventos
11.3.3 Controlos
11.4 Sequências de Tons

12 Jogos – API e Técnicas Básicas

12.1 A API
12.2 GameCanvas
12.2.1 Estado das Teclas
12.3 Layers
12.3.1 Sprites
12.3.2 TiledLayer
12.4 O Gestor de Layers

Glossário

Lista de Atributos das MIDlets